domingo, 17 de julho de 2011

A Historia do Soul

Soul é um gênero musical dos Estados Unidos da América que nasceu durante o final da década de 1950 e inicio da década de 1960 entre os negros. A palavra Soul em inglês quer dizer alma. Porem durante  a mesma época citada a cima o termo soul foi usado como adjetivo em referencia aos afro-americanos. Esse uso apareceu durante uma época em que os EUA passavam por uma certa “revolução”, com movimentos de liberalismo social e os movimentos anti-guerra e anti-racial. Nesse contexto o termo soul virou uma referencia a musica dos negros, independente do gênero.
O Soul tem em sua estrutura musical uma base parecida com o Jazz. Sua apresentação é muito emotiva, a melodia se encaixa perfeitamente com o bater de palmas e coreografia. Sua melodia é bem ornamentada e com improvisações e uma arte corporal do cantor e um efeito quase que perfeito dos instrumentos. O soul porem é cantado de uma maneira diferente do jazz. O jazz é cantado por uma pessoa, quando é cantado. O soul não. Nesse caso este estilo musical proporciona uma esfera musical um pouco maior, pelo simples fato de haver um cantor e um grupo/ coral. Acontecendo isso, temos uma característica estilística que nós músicos chamamos de perguntas e respostas. O cantor tem uma interpretação dramática e o grupo/ coral , acompanha-o e vai dando a música um estilo único.
Durante a década de 1960 a musica soul era popular e tinha ouvintes influentes espalhados pelo EUA  e Europa. No inicio da década de 1970 o soul foi influenciado pelo rock psicodélico e outras variedades. Artistas como James Brown conduziram o soul para uma espécie de “jam festival” dançante, resultando nas bandas de funk dos anos 70. Com a “decadência” da disco music em fins dos anos 70, super-estrelas do soul como Michael Jackson (Thriller) decolaram. Com vocais quentes e sensuais e batidas dançantes, ele dominou as paradas durante os anos 80. Cantoras do soul como: Whitney Houston, Janet Jackson e Tina Turner também ganharam grande popularidade durante a ultima metade da década de 80.


 
No inicio dos anos 90 enquanto o Heavy Metal de grupos como Metálica e Gangsta rap dominavam as paradas, alguns grupos começaram a fundir o chamado Hip-Hop  ao soul. Michael Jackson e o grupo Boyz II Men foram os mais populares entre os pioneiros dessa fusão.
Bom Galera é isso aí. Espero que gostem do artigo. Aproveitando a oportunidade vou deixar aqui para vocês alguns grandes nomes do Soul, quem quiser saber um pouco mais sobre esse artistas de primeira mão, podem procurar por álbuns e discografia no Google. Bom final de semana para todos. 

ARTISTAS SOUL:
  • Amy Winehouse
  • Michael Jackson
  • Whtney Houston
  • Janet Jackson
  • Ray Charles
  • BB. King
  • Bruno Mras( Geração nova)
  • Tina Turner
  • Stevie Wonder
  • James Brown

3 comentários:

  1. Olha que coincidência, fizemos um post sobre o poder da música em nossas vidas hoje! Obrigada pela visitinha no blog da Sther, um beijo!

    ResponderExcluir
  2. ei?!voces esqueseram da grande rainha do soul ADELE.pô pelo amor.

    ResponderExcluir

Se pensar em algo a respeito, não guarde, divida aqui, estamos curiosos para saber sua opnião.
Anônimos não serão exclusos, mas ficarão sem respostas.
Todas as dúvidas serão tiradas ou por e-mail ou no blog pessoal de cada seguidor.
Obrigada e sinta se avontade p/ revelar suas MANIAS. =)